No que toca à escolha de iluminação (como em tudo na vida) há vários caminhos diferentes que se podem seguir, abordaremos alguns deles em seguida.
O caminho fácil
Que é aquele em que se escolhe a luminária mais barata e se compram tantas, quantos os ambientes existentes na empresa a precisar de iluminação.
O caminho trabalhoso mas pouco eficaz
Que é o caminho em que se escolhe a luminária que funciona esteticamente em cada um dos ambientes.
O caminho trabalhoso e muito eficaz
Que é o caminho em que se analisa cada um dos ambientes, cada um dos postos de trabalho, identificam-se as necessidades de cada ambiente e de cada profissional, escolhendo-se as luminárias que funcionam esteticamente ao mesmo tempo que satisfazem todas as necessidades.
É sobre este caminho, o trabalhoso e muito eficaz, que escreveremos em seguida.
Uma iluminação projetada de forma consciente faz toda a diferença na forma como se trabalha e se convive em cada um dos espaços das empresas.
A estética é importante?
Sim, claro que sim!
Quando o profissional está integrado num ambiente harmonioso e esteticamente “bonito”, o seu cérebro recebe estímulos que o deixam satisfeito, feliz, em segurança, confortável, o que se traduz diretamente num aumento de bem-estar e qualidade de vida. Existem estudos científicos de neuroarquitetura que provam exatamente isso.
E a verdade é que com a iluminação podem criar-se ambientes estupendos, valorizando a arquitetura e a decoração, fomentando ainda as sensações e emoções que se pretendem projetar em cada ambiente.
Mas a iluminação fica apenas pela estética?
Não, claro que não!
A iluminação deve ser projetada mediante o profissional que ocupará cada posto de trabalho e mediante ainda as atividades que esse profissional desenvolverá.
Um projeto de iluminação não é como uma receita de culinária que basta seguir minuciosamente e o resultado é sempre o mesmo. Há muitas variáveis a considerar e no mínimo devem ser avaliados os seguintes parâmetros:
- Fluxo luminoso
- Intensidade luminosa
- Iluminância
- Luminância
- Potência
- Eficiência energética
- Temperatura de cor
- Índice de reprodução de cores
- Refletância
Transversal a todas as empresas, ambientes e profissionais está a eficiência das lâmpadas uma vez que é de extrema importância visar o baixo consumo e o baixo impacto ambiental.
Ao observar-se a lista anterior percebe-se que para que um estudo de iluminação seja realmente eficaz e eficiente, terá que ser realizado por profissionais qualificados que saibam exatamente o que estão a fazer.
Ainda assim e pegando especificamente na temperatura da cor, daremos em seguida algumas “dicas” que o ajudarão num check up à iluminação da sua empresa ou do seu posto de trabalho.
O que é a temperatura da cor?
A temperatura da cor pode ser descrita como a impressão de cor que é criada quando a luz incide numa superfície branca. Essa impressão pode ir de uma cor amarela até uma cor branca azulada, mediante o aumento da temperatura da cor.
Assim tem-se:
- Uma luz quente e por isso de cor amarela para uma temperatura de cor menor que os 3300 Kelvins
- Uma luz neutra e por isso de cor branca para uma temperatura de cor entre os 3300 e os 5000 Kelvins
- Uma luz fria e por isso de cor branca azulada para uma temperatura de cor maior que os 5000 Kelvins
O impacto das diferentes temperaturas de cor no ser humano
Por norma, as luzes mais quentes convidam à descontração, ao relaxamento, ao convívio, enquanto que, as luzes frias mantêm as pessoas mais despertas, atentas e concentradas.
Neste sentido é fácil perceber que, numa empresa, existem vários ambientes distintos para fins diferentes e que, por isso, devem ser privilegiados com temperaturas de cor diferentes.
Receção
Numa receção pretende-se transmitir acolhimento, tanto para os profissionais da empresa como para os clientes e outros visitantes.
Assim sendo, a temperatura de cor ideal é menor que 4000 Kelvins.
Posto de trabalho
Numa situação normal a temperatura indicada é de 4000 Kelvins na iluminação geral acrescida de iluminação individual de secretária.
Porém, em situações em que é exigido ao profissional muita atenção e concentração e em situações em que se deva evitar completamente a sonolência, deve ser escolhida uma temperatura de cor mais fria igual ou superior a 5000 Kelvins, evitando assim a produção da hormona do sono, a melatonina.
Espaços de descompressão
À semelhança da receção, a cor ideal é menor que 4000 Kelvins.
Salas de reuniões
Em reuniões comuns a temperatura neutra de 4000 Kelvins é a aconselhada.
Contudo, em reuniões em que se preveja alguma tensão, é aconselhável uma temperatura de cor mais quente, inferior a 4000 Kelvins, de forma a promover algum relaxamento de todos os intervenientes.
Para situações como esta, existem no mercado luminárias reguláveis com dínamo que permitem o ajuste desde os 3000 aos 6000 Kelvins, por exemplo.
Instalações sanitárias
As instalações sanitárias são muitas vezes descoradas no que toca à decoração e à iluminação, mas isso representa um erro, uma vez que todos os ambientes onde nos inserimos impactam nas nossas emoções e consequentemente no nosso comportamento e prestação.
Nas instalações sanitárias de uma empresa não existem requisitos específicos em termos de temperatura de cor, pelo que 4000 Kelvins pode ser uma boa opção.
A iluminação é um mundo fantástico que, quando explorado convenientemente, pode auxiliar o crescimento da sua empresa, através do aumento de qualidade de vida e bem-estar dos seus profissionais.
Ficou com vontade de olhar de forma diferente para iluminação da sua empresa?
Precisa da ajuda de profissionais qualificados para o auxiliarem nessa tarefa?
A Change Interior Design dispõem de um serviço de consultoria em que levamos a cabo uma avaliação minuciosa de cada um dos postos de trabalho da sua empresa. Dessa avaliação resulta um diagnóstico, bem como orientações e sugestões para que possa proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida aos seus profissionais e consequentemente maior produtividade e crescimento da sua empresa.
Do que está à espera? Entre em contacto connosco para que o possamos esclarecer sobre todas as suas dúvidas.
Até breve!